Como evitar recaída ao parar de fumar

02/02/2012


No começo parece até brincadeira, e quando você menos espera o cigarro já tomou conta da sua vida. Parar já é mais sério e exige esforço e resistência às tentações.

Segundo matéria do site MinhaVida, a psicóloga Maria Teresa Cruz Lourenço afirma que a nicotina cria dependência química e também dependência psicológica, já que se torna uma válvula de escape para a ansiedade. "Segurar o cigarro entre os dedos, levá-lo à boca e até combiná-lo com uma xícara de café se tornam parte do dia a dia, abandonar esses trejeitos pode ser bem difícil", afirma.

O site deu algumas dicas e truques que podem ajudar os fumantes à livrarem-se desse vício. Confira:

 

Evite locais com muitos fumantes

Da mesma forma que uma pessoa em dieta deve evitar um restaurante com pratos principais muito calóricos, quem deseja largar o cigarro precisa se afastar de lugares com muitos fumantes. Evite lugares em que haja o consumo de bebidas alcoólicass, já que beber está intimamente ligado ao hábito de fumar.

 

Quebre a rotina

Para grande parte dos tabagistas, fumar é parte de uma rotina. Alguns fumam logo ao acordar enquanto tomam uma xícara de café. Outros, infalivelmente, depois do almoço. Por isso, para enganar a vontade de fumar, é fundamental deixar alguns dos seus hábitos.

 

Concentre-se em outra atividade

Nos primeiros dias longe do cigarro, o ex-fumante tem picos de vontade extremamente perigosos, mas que duram apenas alguns minutos. Nesses momentos, a melhor saída é se distrair com alguma atividade que exija concentração e que, de preferência, mantenha boca e mãos ocupadas.

 

Busque apoio da família e de amigos

Tentar envolver amigos e familiares na luta contra o tabagismo pode tornar a tarefa de abandonar o cigarro muito mais fácil. Com mais aliados nessa luta, todos ficam mais motivados e não há a tentação de conviver tão de perto com alguém que fuma e não tem objetivo de parar.

 

Sempre tente mais uma vez

Recaídas significam apenas que a tentativa seguinte será menos penosa. Estar familiarizado com as principais sensações da abstinência deixa o ex-fumante mais tranquilo e bem preparado. Além disso, o cigarro pode ser abandonado a qualquer momento. Se você tem 20 ou 80 anos, pode começar uma vida sem cigarro quando quiser.

 

Fonte: MinhaVida

 



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