Diga não ao sedentarismo

12/03/2012


No Brasil, o sedentarismo é um dos principais fatores que causam as doenças cardiovasculares e atinge cerca de 80% da população, de acordo com o IBGE. Portanto, a prática de qualquer atividade física regular traz benefícios à saúde, principalmente ao coração.

 

Até dar uma voltinha pelo escritório no expediente de trabalho ajuda, como mostra o estudo australiano publicado no Diabetes Care. Uma recomendação científica é a de levantar a cada 20 minutos que estiver sentado para passear por 2 minutos.

 

Aqueles dias frenéticos que você mal tem tempo para levantar da sua mesa para ir ao toalete faz a recomendação parecer impossível de seguir. Mas pesquisadores descobriram que uma pausa regular para andar ajudou a reduzir os níveis corporais de glicose e insulina após a alimentação. Quando o corpo possui estes altos níveis, existe uma propensão maior para o desenvolvimento de doenças cardíacas e diabetes.

 

Outros estudos mostram que pessoas que assistem mais de 4 horas de TV por dia têm maior probabilidade de ter uma morte precoce.

 

O líder da pesquisa apontou que quando nos sentamos, nossos músculos ficam em estado de desuso e não contraem ou ajudam a regular os processos metabólicos do corpo.

 

A pesquisa foi feita em 3 etapas com adultos acima do peso. Em um dia, o grupo ingeriu uma bebida calórica e ficou sentado por tempo integral, levantando-se apenas para ir ao banheiro. No outro dia, tomaram a mesma bebida e ficaram sentados a maior parte do tempo, mas fizeram pausas a cada 20 minutos para passearem pelo escritório por 2 minutos. No último dia, fizeram a mesma coisa, mas intensificaram as atividades físicas nas pausas.

 

Nos dias em que a pessoa ficou sentada sem interrupções, o pico de açúcar no sangue dentro de uma hora da bebida resultou de cerca de 90 miligramas por decilitro (mg/dl) a cerca de 144 mg/dl.

 

Quando houve o passeio a cada 20 minutos, o açúcar subiu de 90 mg/dl para apenas 125 mg/dl.

 

Em geral, levantar e engajar em atividades leves reduziu o aumento total da glicose por uma médica de 24%, comparado ao grupo que manteve sentado. Essa diferença foi de quase 30% para aqueles que realizaram atividades mais intensas.

 

Dica: Levante e ande! A sua saúde não precisa do sedentarismo!

 

 

Fonte: Blog da Saúde



Veja também