Período de gripes e resfriados

09/05/2012


Queda de temperatura, baixa umidade do ar, poluição das grandes cidades… Você já sabe onde isso vai terminar: muitas pessoas doentes lotando consultórios e postos de saúde. Com a chegada das estações mais frias do ano, é comum pegar um resfriado ou gripe. Aliás, você sabe diferenciar essas duas doenças?

 

“A gripe é uma doença infectocontagiosa, causada pelo vírus Influenza, que apresenta mal-estar, dor de cabeça, dor no corpo, dor de garganta, febre e problemas respiratórios de forma mais intensa”, esclarece Dr. Salim, clínico geral do Hospital Sírio Libanês. “Já o resfriado é causado por outros vírus, considerados ‘parentes’ do Influenza, e apresenta os mesmos sintomas só que atenuados e não há a presença de febre”, explica o médico.

 

O clínico geral ainda alerta que a gripe é responsável por 2% a 3% de mortes no País. Por isso, o Ministério da Saúde já iniciou as campanhas de vacina contra a doença tendo como alvo principal os idosos, gestantes e crianças abaixo de 2 anos. Com a vacina, as pessoas têm 85% de chance de não contrair a gripe.

 

Outras doenças que normalmente aparecem nesta época do ano é a amigdalite, faringite, laringite, rinite, sinusite, bronquiolite, viroses, pneumonias e conjuntivite.

 

Para evitar qualquer tipo de contaminação, o médico orienta evitar aglomerações e locais fechados, além de lavar muito bem as mãos com sabão e água corrente ou usar álcool em gel. Tomar bastante água é outra dica importante, além de não se automedicar.

 

Fonte: Blog da Saúde



Veja também