Conheça os alimentos que ajudam a melhorar o humor

03/09/2012


Se ao menor sinal de tristeza, estresse ou irritação o chocolate parece ser a melhor opção de conforto, saiba que o cardápio brasileiro reserva outras alternativas para quem quer levantar o astral por meio da alimentação.

 

Confira 10 exemplos que, além de darem uma levantada no humor, são nutritivos e alguns nem tão calóricos como o chocalate.

 

 

Banana: Rica em carboidrato e triptofano, que ajudam na formação da serotonina, hormônio da feliciadade.

 

Espinafre: Ácido fólico e vitamina B atuam no sistema nervoso, na formação da serotonina e no combate ao estresse. Folhas verdes têm clorofila que desintoxicam o corpo.

 

Ovo: a gema é rica em colina, fundamental para formação e manutenção da memória. Melhora a cognição, a coordenação motora e a sensação de bem-estar.

 

Pimenta: Rica em capsaicina, que aumenta os níveis de endorfina, substância associada ao prazer e bem-estar. A pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta são as melhores.

 

Alface: Tem efeito calmante, graças à lactucina presente no talo da planta. O miolo é rico em lítio,que age diretamente no controle da ansiedade e da depressão.

 

Leite: também é fonte de tripotofano, fundamental na formação da serotonina, ligada ao bem-estar .

 

Laranja: além dela, qualquer outra fonte de vitamina C é boa para o humor. Previne danos às células nervosas e neurônios e acalma.

 

Aveia: o cereal é rico em triptofano e aminoácido, bons condutores da liberação da serotonina.

 

Castanha: fonte de gordura saudável, proteína e sal mineral. Importantes na ação antioxidante e no combate ao estresse. Ricas em triptofano, auxiliador do bom-humo.

 

Arroz integral: rico em vitamina B1, importante para o sistema nervoso. A vitamina fica preservada na camada externa do arroz, que é removida para fazer o arroz branco.

 

 

Fonte: IG

 

 

 



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