Comer melancia evita doenças no coração

05/10/2012


A alimentação é a base da saúde e todo mundo sabe disso. Mas pesquisas que associam novos benefícios para o organismo são recorrentes e uma recente aponta que o consumo de melancia faz bem ao coração. Uma fatia por dia pode ajudar na prevenção de ataques cardíacos, segundo estudo realizado pela Universidade Purdue, nos Estados Unidos.

 

 

A fruta ajuda a baixar os níveis do mau colesterol, o LDL, principal fator que leva ao entupimento de artérias e pode causar ataques cardíacos. Segundo os pesquisadores, comer melancia regularmente ainda ajuda na manutenção do peso e no menor acúmulo de gordura, benefícios creditados ao aminoácido citrulina. Estudos anteriores associam a substância ao controle da pressão arterial.

 

O estudo foi realizado em ratos e outras investigações devem ser feitas para comprovar os benefícios. Animais alimentados com a fruta durante vários meses demonstraram níveis até 50% menores do mau colesterol na comparação com os demais, mesmo recebendo o mesmo tipo de dieta. Eles também engordaram 30% menos do que o outro grupo.

 

 

Além de altos níveis de colesterol, outros fatores aumentam os riscos de aparecimento de doenças cardíacas, como vida sedentária e fumo. As descobertas foram publicadas no Journal of Nutritional Biochemistry e divulgadas pelo jornal Daily Mail.

 

 

 

 

Fonte: Terra

 

 

 



Veja também