Cacau diminui risco de AVC

28/03/2013


 A menos de uma semana da Páscoa, a boa notícia para os “chocólatras” é que o chocolate pode fazer bem ao organismo. Uma nova pesquisa descobriu que comer uma barra por dia tem efeito direto no cérebro e reduz o risco de acidente vascular cerebral. As informações são do Daily Mail.

 

O estudo publicado na revista Neurology mostra, pela primeira vez, como o chocolate afeta os vasos sanguíneos. Pesquisadores da Universidade de Glasgow mediram a velocidade do sangue que flui através da maior artéria do cérebro, enquanto pessoas comiam chocolate deitadas.

 

Eles concluíram que o doce tinha um efeito sobre os níveis de dióxido de carbono que afetou os vasos sanguíneos: o fluxo de sangue melhorou, o que impactou de forma positiva nas células do órgão.

 

O professor Matthew Walters, que liderou o estudo, disse que “o consumo de uma barra de chocolate foi associado com uma mudança na rigidez dos vasos sanguíneos. Pensamos que uma redução no risco de AVC é dada pela mudança no comportamento do fluxo sanguíneo”.

 

Os flavonoides benéficos, encontrados na planta do cacau, são antioxidantes que contribuem para a prevenção de doenças cardíacas. Por outro lado, o chocolate tem elevado teor de açúcar e gordura que pode causar obesidade - um fator de risco definido para ataques cardíacos.

 

 

 

Fonte: Terra

 

 

 



Veja também