Risco de doença cardíaca atinge 80% dos adolescentes americanos

03/04/2013


Mais de quatro quintos dos adolescentes americanos estão no grupo de risco para desenvolver doenças cardíacas. O maior motivo é a dieta pouco saudável, segundo estudo da Associação Americana do Coração, divulgado pelo jornal Daily Mail.

 

Para o estudo, os cientistas analisaram pressão arterial, níveis de colesterol, índice de massa corporal, glicemia, dieta, exercício e tabagismo em 4673 jovens entre 12 e 19 anos. A pesquisa constatou que a alimentação é a categoria mais preocupante, já que mais de 80% dos voluntários têm refeições pobres e apenas 1% segue uma dieta equilibrada. “A epidemia de obesidade juvenil influencia as taxas de agravamento da pressão arterial alta, colesterol alto e glicose no sangue nessas idades jovens”, disse a pesquisadora Christina Shay.

 

A situação é menos grave quando se trata de exercícios físicos, mas ainda é preocupante, já que 67% dos rapazes e 44% das moças se envolvem em níveis recomendados de exercícios. De maneira geral, menos de metade das pessoas pesquisadas atingiu níveis aceitáveis em cinco dos sete fatores de risco.

 

 

 

Fonte: Terra

 

 

 



Veja também