Saiba mais sobre a tireóide

20/09/2013


A tireoide é levinha, pesa cerca de 20 gramas, mas tem uma grande missão no nosso corpo. Está por trás do ritmo do coração, dá um empurrão no trânsito intestinal, aumenta a disposição e atua no desenvolvimento dos bebês na gravidez. É uma glândula, com o formato de uma borboleta, que produz os hormônios T3 e T4 , diz a médica Laura Ward, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Eles são como combustíveis e botam nosso corpo para funcionar a todo vapor.

 

Assim que nascem, todas as crianças precisam passar por esse exame, que é garantido por lei e está disponível na rede pública. O teste, feito a partir de gotinhas de sangue, detecta males genéticos e até um tipo raro de anemia. Ele também dá pistas sobre o funcionamento da tireoide. Se a produção dos hormônios tireoidianos não está adequada, a criança pode ter uma doença que leva à deficiência intelectual. O tratamento com hormônios sintéticos evita o distúrbio, que é conhecido como cretinismo.

 

Muita gente acusa a tireoide pela obesidade. Embora o mau funcionamento da glândula reduza o metabolismo e diminua o gasto energético, geralmente o ganho de peso é de cerca de 4 kg, ou seja, não é nenhum exagero. Tendência hereditária, distúrbios no sistema imune e até estresse podem afetar a produção dos hormônios. Se há baixa, ocorre o hipotireoidismo. Já o excesso é o hipertireoidismo.



Veja também