A importância dos líquidos na hidratação

04/12/2013


Você não deve esperar sentir sede para beber água. Assim como o oxigênio, a água desempenha papel vital no organismo e a hidratação é muito mais do que simplesmente tomar um copo d'água. A reposição deve ser permanente

 

Todas as bebidas são importantes para a hidratação do organismo, especialmente no verão e inclusive as que contêm açúcar e/ou carboidrato. Quando consumimos um suco ou um refrigerante, por exemplo, também estamos hidratando o corpo. A glicose presente nessas bebidas vai ser incorporada ao tecido muscular e ajudará a potencializar a hidratação.

 

Em lactentes e crianças, a água como percentagem do peso corporal é ainda mais elevada do que no restante da população. Nesses casos, é necessário atenção redobrada com a ingestão de líquidos. No caso dos lactentes, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde, a bebida é exclusivamente o leite.

 

Para quem quer emagrecer, a ingestão de líquido é muito importante, porque a quebra da gordura no organismo é feita por um processo chamado hidrólise (lise=quebra; hidro=água), que depende diretamente da água. As pessoas querem emagrecer, perder aquela gordurinha para o verão, mas não dão importância à hidratação. Ao não consumir líquido, o indivíduo limita a quebra de gordura corporal.

 

A hidratação do organismo não significa que haverá quebra de mais gordura do que sua capacidade, mas o limite de competência. Por não se hidratar, a quebra ocorre abaixo do seu potencial. No caso da desidratação, há influência no raciocínio, por isso a ingestão de líquido é essencial para quem desempenha atividades intelectuais em sua rotina, e não só para aqueles cujas atividades exigem esforço físico. "Se a pessoa não se hidratar ao longo do dia, aquela tarefa que era realizada com facilidade de manhã fica mais trabalhosa, ou seja, se cansa mais para fazer a mesma coisa", advertiu.

 

Fonte: Portal TERRA



Veja também