Perder peso é mais difícil ao envelhecer, diz estudo

14/01/2014


Cientistas da Universidade de Shizuoka, no Japão, descobriram o motivo de ser mais difícil perder peso com o passar dos anos. Segundo eles, a gordura marrom ou gordura “boa”, responsável por transformar gordura branca ou gordura “ruim” em calor, torna-se menos ativa ao envelhecer. As informações são do site do jornal Daily Mail.

 

A boa notícia é que descobriram uma possível mudança metabólica que reverteria a situação e poderia ajudar a criar tratamentos para problemas relacionados à obesidade, como diabetes e pressão alta.

 

Foram realizados testes com dois grupos de ratos. Um deles teve o gene receptor do fator de ativação plaquetária eliminado, fazendo com que os animais se tornassem obesos. O segundo permaneceu da mesma forma. Constatou-se que a deficiência do gene fez com que a gordura marrom funcionasse mal, levando à obesidade devido à redução da atividade termogênica.

 

Acreditava-se que a gordura marrom estava presente somente em bebês. Hoje, já se sabe que permanece na fase adulta e que as mulheres têm mais que os homens.

 

Fonte: Terra



Veja também