Risco de morte precoce e doenças pode ser reduzido com corrida

29/07/2014


Um estudo publicado na última segunda-feira (28/07), constatou que para uma vida longa, uma corrida curta e rápida diariamente pode ser tão eficaz quanto correr prolongadamente.

 

Segundo as conclusões do estudo, correr até 5 a 10 minutos por dia pode reduzir significativamente o risco de doenças cardíacas e morte precoce. As pessoas que correm para se exercitar apresentam um risco 30% menor de morrer e 45% menor de morrer por doença cardiovascular do que os que nunca correm. Além disso, os corredores têm uma expectativa de vida três anos maior que a média dos sedentários.

 

Os benefícios de correr seriam os mesmos tanto para quem corre muito quanto para quem corre pouco, seja rápida ou lentamente, acrescentou o estudo. A pesquisa não detectou diferenças estatísticas significativas entre quem corre 50 minutos ou 180 minutos por semana. Os resultados também não diferiram quando a corrida se manteve abaixo dos 10 km por hora.

 

Quem corre em ritmo lento ou caminha também têm resultados melhores do que os que não praticam atividade física. "Visto que o tempo é um dos maiores obstáculos para se fazer uma atividade física, o estudo pode motivar mais gente começar a correr", disse o principal autor do estudo, Duck-chul Lee, professor assistente do Departamento de Cinesiologia da Universidade Estadual do Iowa (cento dos EUA).

 

O estudo se baseou no acompanhamento de mais de 55.000 adultos com idade média de 44 anos no Texas, ao longo de 15 anos. A maioria era de brancos e um quarto do total era de mulheres.

 

 

Fonte: TERRA



Veja também