Beber água em jejum faz bem para o organismo?

23/08/2016


Segundo o Instituto Europeu de Hidratação (EHI), beber água em jejum é vital para manter o funcionamento adequado do corpo. Para a instituição, que atua na área da hidratação humana e no seu impacto na saúde, bem?estar e desempenho, a água é o solvente que permite muitas das reações químicas fundamentais para o organismo, o que permite que as funções corporais sigam o seu ritmo ideal.

 

Cérebro, rins, intestino, pele, músculos e articulações são alguns dos principais beneficiados de se beber água em jejum. Segundo dados do EHI, beber água em jejum pode oferecer ao organismo humano muitos ganhos, confira alguns deles: 

 

• Cérebro ligado

Responsável por comandar todas as ações do corpo, o sistema nervoso central precisa de combustível – e ele é a água. Uma hidratação adequada é importante para o funcionamento correto do cérebro. Quando estão hidratadas adequadamente, as células do encéfalo recebem sangue oxigenado, deixando você mais alerta.

 

• Rins filtrando bem

Outros órgãos que se beneficiam do consumo adequado de água são os rins. Responsáveis porfiltrar o sangue, através da eliminação de resíduos e nutrientes desnecessários por meio da urina, eles têm o seu trabalho facilitado quando há um nível adequado de água para diluir as substânciasque serão descartadas.

 

• Intestino regulado

A água também melhora o trato digestivo, já que é necessária na dissolução dos nutrientes, especialmente para que eles possam ser absorvidos pelo sangue e transportados para as células. Só procure evitar ingerir o líquido durante as refeições. Ao invés de ajudar, o hábito pode prejudicar a digestão.

 

• Pele jovem e bonita

Muita gente não sabe, mas além de perder líquido pelo suor e pela urina, a pele também elimina muita água. Por isso, é sempre importante ingerir diversos copos por dia e manter a hidratação. A água também ajuda a manter a elasticidade e a tonicidade da tez.

 

• Músculos e articulações lubrificados

Sabe quando as peças do seu carro precisam daquele óleo para dar uma lubrificada? Com o corpo humano acontece o mesmo. Ao invés de óleo, porém, usa-se água e, no lugar dos componentes do veículos, os principais beneficiados com a lubrificação são os músculos e as articulações.

 

Água é bom, mas não em excesso

Em condições normais, o consumo total diário de água recomendado pela EHI – proveniente de todas as fontes, incluindo alimentos e bebidas –, é algo em torno de 2,5 litros para homens adultos e dois litros para mulheres adultas. Contudo, essas medidas podem variar de uma pessoa para outra.

Mas vale lembrar que exagerar e ingerir água demais também pode ser prejudicial. Por exemplo, beber mais de três litros por dia pode fazer com que se perca na urina não apenas líquidos e resíduos descartáveis, como também sais minerais. Além disso, seus rins vão trabalhar mais do que o necessário.

 

Fonte: DOUTISSIMA

 



Veja também