Anti-inflamatórios e o risco da automedicação

25/01/2019

aldesul   medicamentos   remedio   saúde   sintomas  


Os anti-inflamatórios são remédios indicados para o tratamento da dor e de inflamações. A inflamação é muito mais do que um corte ou região dolorida. Na verdade, a inflamação é um processo de defesa do organismo que também pode ocorrer de forma difusa e crônica.

Por aliviarem a dor, os anti-inflamatórios passaram a ser utilizados sem indicação médica, o que levou à preocupação, pois o uso crônico destes medicamentos pode causar diversos problemas à saúde, pois o uso em excesso pode causar desde leve desconforto no estômago, até confusão mental, doenças do fígado que podem levar inclusive à necessidade de um transplante hepático nos casos mais graves.

Intercalar diferentes tipos de analgésicos para reduzir os efeitos colaterais também não é indicado, já que uma pessoa ficaria exposta a uma quantidade maior de medicamentos e, consequentemente, a seus danos para o organismo.

É sempre importante consultar o seu médico quando há necessidade de tomar medicação com frequência  para aliviar sintomas recorrentes.



Veja também