Atividade Física para manter a saúde

05/04/2019

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Vamos deixar o sedentarismo de lado e colher os bons frutos que a prática regular de atividade física proporciona ao nosso corpo e mente. E não adianta pensar naquela velha desculpa de que é difícil começar, não tem tempo ou que é complicado dar continuidade aos exercícios físicos. Aderir à prática de atividades físicas, por ao menos três vezes por semana, só depende de nós. 

Segundo o Ministério da Saúde, três em cada 100 mortes registradas em 2017 no país podem ter sido influenciadas pelo sedentarismo. 1,3 milhão de óbitos registrados em 2017, 34.273 mil estão relacionados às doenças como o diabetes, o câncer de mama e o de cólon e cardiovasculares. Males que estão relacionados à falta da atividade física no dia-a-dia. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo é considerado o quarto maior fator de risco de mortes no mundo.

Praticar esportes, sejam de baixo ou de alto impactos, é fundamental para o corpo e para a mente. Além de prevenir as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) ligadas ao excesso de peso, como a hipertensão e o diabetes; as cardiovasculares e a alguns tipos de cânceres, o exercício regular desencadeia uma série de efeitos benéficos ao corpo. Além disso, caminhada, lutas e outras modalidades esportivas melhoram o condicionamento físico, auxiliam o controle de peso, alivia o estresse, melhora a qualidade do sono, entre outros benefícios que podem ser observados. 

Experimente diferentes possibilidades

Faça uma caminhada, tente fazer uma corrida, dance, prove modalidades esportivas, faça hidroginástica, musculação, natação ou veja outras alternativas dentro de uma academia ou na sua comunidade.

Experimente se exercitar em horários diferentes

Faça essa experimentação até descobrir em qual momento do dia você se sente mais disposto, ou qual é o momento que se encaixa melhor na sua rotina.

Tenha uma boa companhia

Uma boa companhia pode ser o impulso que falta para você começar e continuar a fazer sua atividade física.

Inicie com cargas baixas

Tente adquirir o condicionamento físico aos poucos. Não se esforce exageradamente, para manter no exercício uma sensação prazerosa.

Não fique planejando demais

Vista a roupa, calce um sapato confortável e comece! Planejar demais, esperar por isso ou por aquilo pode te desmotivar e fazer com que você não comece nunca.

Fonte: Ministério da Saúde.



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