Doenças virais em tempos chuvosos

17/05/2019

aldesul   cuidados   dica   doença   remedio   saúde   vida  


As chuvas alegram a população, ampliam o verde no Interior, mas, nesta época do ano, é importante adotar cuidados com a saúde. Isso porque, normalmente, a ocorrência de viroses, gripe e inflamações costumam aumentar. Doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, zika e chikungunya, são outras que precisam de atenção, principalmente com crianças e idosos. Essas doenças que têm transmissão por mosquitos costumam aumentar porque eles concluem o ciclo reprodutivo nesse período e passam a circular com maior intensidade pelas casas, podendo transmitir os vírus. O tempo chuvoso também faz com que as pessoas fiquem mais aglomeradas, quase sempre em ambientes fechados, o que favorece a passagem desses vírus.

É nessa fase que as pessoas estão mais suscetíveis a doenças, por fragilidades no sistema imunológico. Quando doentes, os sintomas e a evolução da doença costumam ser mais severos, por isso, é interessante evitar o contato com pessoas infectadas, manter a higiene do corpo, lavar bem as mãos antes das refeições e ter certeza da procedência dos alimentos que ingere.

Doenças comuns em período chuvoso:

Viroses

Geralmente diagnosticada com sintomas tais como perda de apetite, diarreia e vômitos, as viroses se dão através da ingestão da água contaminada. Embora os sintomas sejam fortes, o ciclo da doença dura cerca de dois dias. O importante é buscar acompanhamento médico e manter a hidratação do corpo durante esse período através de soro.

Leptospirose

A urina do rato tem uma bactéria que causa dores pelo corpo, febre alta, pele e olhos amarelados e infecções na panturrilha. É necessário ter precaução após o diagnóstico, visto que o mau funcionamento dos rins, uma das consequências da doença, pode levar até a morte da vítima.

O tratamento é feito com a antibióticos. Portanto, devido ao alto índice de mortalidade vindo da leptospirose é preciso buscar orientação médica assim que identificar os primeiros sintomas.

Micoses

Ambientes quentes e úmidos são propícios para o alastramento de micoses no verão. A doença vem acompanhada de coceira, descarnação, manchas claras ou avermelhadas transmitidas através da água contaminada. O tratamento é bastante simples, apenas com aplicação de antifúngicas. Embora seja fácil os cuidados, é necessário obter orientação médica para combater a doença.

Dengue, zika e chikungunya

Transmitidas pelo mosquito edes aegypti a doença mais famosa  e perigosa  entre as três é a dengue, que apresenta sintomas como fortes dores nas articulações e músculos, inchaços, dores de cabeça, febre alta, fadiga extrema e erupções cutâneas. Possui variações, como o tipo hemorrágico, que põe a vida das pessoas em risco. A sua prevenção é feita com o controle dos focos de água que servem para que os mosquitos façam o depósito de seus ovos, e o principal tratamento consiste no suporte da hidratação.



Veja também