7 problemas que apenas uma noite mal dormida já traz ao cérebro.

26/07/2019

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A privação de sono pode aumentar os riscos de você ter muitos problemas de saúde, alguns mais graves como; hipertensão, AVC, diabetes e depressão são decorrentes de uma rotina movimentada e sem o descanço necessáro para repor as energias perdidas durante o dia.Mas quantas horas de sono afinal cada pessoa precisa? Isso, na verdade, é muito relativo, para alguns pode ser seis horas, para outros dez! A média na população seria de sete horas e meia de sono ao dia, mas o ideal seria acordarmos com a sensação de que dormimos o suficiente, ou seja, descansados.Um terço da população está dormindo 2 a 3 horas a menos do que precisa. O problema é que uma noite mal dormida já causa danos no cérebro.

1 - Aumenta a chance de acidentes

Pode parecer óbvio, mas sabia que com apenas um pouco de redução do sono já aumentam os problemas com concentração? Ai, seu problema no trânsito não será apenas o sono. Com apenas uma hora a menos de sono já é possível sentir efeitos do cansaço no dia seguinte e dificuldades de concentração: erros pequenos no trabalho, esquecimento de palavras ou tarefas, desconcentração no trânsito.

2 - Detona o sistema imunológico

O sistema de defesa do nosso corpo está intimamente ligado ao ciclo do sono, e tendo ele ruim por uma noite, já é possível sentir as consequências.

As relações do sono com a imunidade ainda vão além, alguns trabalhos mostram, por exemplo, que quem está privado de sono produz menos anticorpos ao tomar uma vacina do que quem dormiu bem.

3 - Aumenta os problemas de memória

É durante a noite que nós fixamos as memórias, as lembranças do dia se fixam nesse momento. Por isso mesmo, com uma noite mal dormida, já é possível sentir diferenças. Problemas como esquecimentos e desatenção são mais frequentes em quem dorme mal.

4 - Descontrola o apetite

Os hormônios são todos regulados para estarem em diferentes quantidades durante as 24 horas do dia. Se dormirmos pouco, há uma alteração nessa ordem toda, inclusive na grelha e leptina, os hormônios relacionados à saciedade.De acordo com pesquisas, as pessoas que dormem poucas horas de sono (menos de seis horas) têm índice de massa corporal (IMC) maior do que aqueles que dormem entre 7 a 8 horas. Normalmente, os efeitos maiores da obesidade são percebidos após longos períodos de dormir, mas mesmo após uma noite com menos horas de sono já é possível perceber algumas alterações no apetite, como uma maior vontade de consumir açúcar.

5 - Prejudica a aparência

Alguns estudos têm mostrado que pessoas que dormem menos são consideradas menos atraentes. E a culpa não é somente das olheiras. Há também o fator hormonal. Pouco sono ou sono de má qualidade esta relacionado a uma redução na produção do hormônio de crescimento GH, que é fundamental para a renovação celular, prevenindo o envelhecimento precoce da pele e o acúmulo de tecido adiposo. Além disso, a liberação de cortisol, devido à redução de tempo dormindo, ocasionando uma deterioração mais rápida do colágeno. Portanto, a história do sono de beleza realmente é válida.



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